LI 1: Tecnologias digitais para técnicas inovadoras de reabilitação

Esta LI centra-se no estudo, desenvolvimento e aplicação de tecnologias digitais no desenvolvimento de técnicas inovadoras de reabilitação contribuindo para a promoção do bem-estar e saúde numa perspetiva holística. Em particular, esta linha recorre a tecnologias digitais emergentes, como são os jogos digitais, Internet das Coisas, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, e análise avançada de dados para suportar o desenvolvimento de técnicas de reabilitação inovadoras, nomeadamente focando a reabilitação da saúde mental em pessoas com diagnóstico do espectro da esquizofrenia.

O recurso a jogos sérios como forma de estímulo à aprendizagem e incremento à motivação tem sido desenvolvido em várias iniciativas, como o jogo Cabinet para gestão de datacenters, City of Dred, ou Virtualization Game. Atualmente, está a ser investigada a utilização de machine learning (reinforcement learning) para capacitar o computador a optar pelas melhores estratégias em jogos de tower-defense, como forma de perceber ações e raciocínio humano perante situações de decisão. Em termos de Realidade Virtual, o CeDRI encontra-se atualmente envolvido em diversos projetos onde estas tecnologias são aplicadas, nomeadamente a manutenção de equipamento industrial e controlo do processo de fabrico no âmbito da Indústria 4.0 e na integração de conhecimento de forma inovadora através de experiências de Realidade Virtual. O grupo de trabalho tem estado envolvido em trabalhos de investigação recorrendo a técnicas de análise acústica vocal para diagnóstico de patologias envolvendo o processamento do sinal de fala. Têm sido desenvolvidas ferramentas de extração e seleção de parâmetros acústicos bem como explorados diversos modelos de classificação baseados em Inteligência Artificial, nomeadamente Support Vector Machine (SVM) e Redes Neuronais Artificiais com diversas arquiteturas.

LI 2: Produção sustentável e estratégias de base biológica

Esta linha de investigação centra-se em:

  • Promover práticas agrícolas inovadoras e processos de transformação para melhorar as propriedades dos agro-produtos;
  • Desenvolver ingredientes naturais e de base biológica capazes de conferir propriedades bioativas aos produtos em que são incorporados;
  • Criar novos alimentos funcionais, nutracêuticos e cosmecêuticos para serem utilizados na prevenção e/ou tratamento de problemas de saúde;
  • Desenvolver revestimentos funcionais, que colmatem necessidades de higienização pessoal/hospitalar.

LI 3: Estratégias de vida ativa, qualidade e bem-estar

Esta linha de investigação pretende promover e proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento sustentável de produtos e atividades competitivas ligadas à vida ativa, focando-se no bem-estar e qualidade de vida do indivíduo, e identificar estratégias ambientais.